Conheça a BB Seguridade

Perfil

A BB Seguridade Participações S.A. (BB Seguridade) é uma empresa de participações (holding) controlada pelo Banco do Brasil S.A. (Banco do Brasil) e que atua em negócios de seguridade. Suas participações societárias atualmente estão organizadas em dois segmentos:

  • negócios de risco e acumulação: coligadas constituídas sob a forma de joint-ventures ou sociedades com parceiros privados e que operam produtos de seguros, previdência aberta, capitalização, resseguros e planos de assistência odontológica; e
  • negócios de distribuição: subsidiária integral que comercializa seguros, previdência aberta, títulos de capitalização e planos privados de assistência odontológica, além de coligada que atua na distribuição de produtos de seguridade por meio de canais digitais.

Contando com a rede de distribuição do Banco do Brasil como o principal canal de comercialização de um portfolio completo de produtos com a intermediação de uma corretora própria, a BB Seguridade ocupa hoje posição de destaque no mercado em todos os segmentos em que está presente, com sua estratégia amparada nas seguintes declarações de Missão e Valores:

Missão

Proteger bens, conquistas e projetos.

Valores

Confiabilidade

Traduzimos nossa integridade, transparência e competência em todas as atividades que executamos. Desenvolvemos soluções com base nos anseios do cliente, aliadas a informações claras e precisas no momento da compra e no pós-venda. Evidenciamos a nossos acionistas a criação de valor a longo prazo de forma crescente e sustentável, por meio de uma administração íntegra e eficiente, baseada em princípios sólidos de governança, conformidade e gestão de riscos.

Inovação

Tratamos a inovação como um serviço, o qual precede da reflexão e do entendimento de quem somos, onde estamos e o que devemos fazer ou ser. Utilizamos o espírito crítico e o pensamento criativo para acompanhar o ritmo das mudanças do mercado. Adotamos o olhar empático para aproveitar as melhores oportunidades que o ambiente nos oferece, construindo o que é novo e relevante e transformando a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Nosso principal objetivo é a geração de valor, colocando as pessoas (clientes, funcionários e acionistas) no centro de nossas decisões. Trabalhamos de forma colaborativa, tirando o melhor proveito de nossa multidisciplinaridade e da complementaridade de nossas competências.

Respeito ao Cliente

Vemos o mundo sob a perspectiva dos nossos clientes, de forma a oferecer as melhores soluções para atender suas necessidades. Maximizamos a experiência de consumo dos nossos clientes, oferecendo diversos canais de acesso aos nossos produtos e serviços, inclusive para soluções pós-venda. Prezamos pelo tratamento digno e cortês, respeitando os direitos dos consumidores e fornecendo orientações e informações claras, confiáveis e oportunas para permitir a melhor decisão de consumo e uma experiência de compra positiva.

Simplicidade

Canalizamos esforços para o que realmente importa, sem comprometer a entrega de valor ao cliente. Poupamos recursos da organização por meio do redesenho e da simplificação constante dos processos complexos ou excessivamente operacionais. Consideramos a simplicidade um vetor para o funcionamento ágil da empresa e a realização do trabalho de forma mais inteligente.

Sentimento de Dono

Agimos no melhor interesse da BB Seguridade. Fazemos jus à autonomia com que trabalhamos, por meio da responsabilidade com a prestação de contas. Temos atitudes proativas que agregam valor ao negócio da BB Seguridade. Observamos o nosso ecossistema, em busca de maneiras de colocar a estratégia em ação.

História

A BB Seguridade foi constituída em 20 de dezembro de 2012, com base no Art. 1º da Lei nº 11.908/09 vide ato ou lei de criação, que autoriza o Banco do Brasil a constituir subsidiárias integrais e controladas com vistas ao cumprimento das atividades previstas em seu objeto social.

Sua criação foi resultado de um processo de reorganização na área de seguros, previdência aberta e títulos de capitalização iniciado pelo seu controlador em 2008, quando esse já contava com quase duas décadas de operação nesses segmentos em um modelo de parceria com entes privados especializados. Os principais movimentos realizados nesse período foram:

  • Em 2009, a renovação pelo prazo de 23 anos de uma parceria iniciada em 1999 com a empresa norte-americana Principal Financial Group para atuação conjunta no segmento de previdência aberta, por meio da empresa Brasilprev Seguros e Previdência S.A. (Brasilprev);
  • Em 2010, a celebração de uma parceria de 20 anos constituída na forma de uma joint-venture com o grupo espanhol MAPFRE, denominada Grupo Segurador BB E MAPFRE, a qual teve início em 2011 e cuja operação é dividida em duas sociedades holdings: BB MAPFRE SH1 Participações S.A. (BB MAPFRE SH1), que centraliza os segmentos de seguros pessoas, rural e habitacional; e MAPFRE BB SH2 Participações S.A. (MAPFRE BB SH2), focada nos segmentos de seguros patrimoniais, principalmente automóvel e danos;
  • Em 2011, aumento da participação no capital social da Brasilcap Capitalização S.A. (Brasilcap), empresa do segmento de títulos de capitalização, mantida em sociedade com a Icatu Hartford e a Aliança da Bahia desde 1995; e
  • Em 2013, formalização de contrato entre o Banco do Brasil e a BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens S.A. (BB Corretora), subsidiária integral da BB Seguridade, para comercialização de produtos de seguridade na rede de distribuição do controlador pelo prazo de 20 anos.

Em seguida, com o intuito de promover a correta precificação dos seus negócios de seguridade pelo mercado de capitais e destravar valor para seus acionistas, o Banco do Brasil decidiu realizar a abertura do capital (IPO) da BB Seguridade.

Nesse contexto, em 29 de abril de 2013, iniciaram-se as negociações das ações ordinárias de emissão da companhia no segmento Novo Mercado da BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, o mais avançado em padrões de governança corporativa. Ao todo, foram vendidas 675 milhões de ações ordinárias da BB Seguridade de titularidade do Banco do Brasil, em uma oferta 100% secundária que atingiu o volume financeiro de R$11,5 bilhões, sendo reconhecido como o maior IPO do mundo naquele ano de acordo com a International Financing Review da agência de informações Thomson Reuters.

Ainda em 2013, dando continuidade aos seus planos de expansão, a BB Seguridade adquiriu participação societária no IRB-Brasil RE S.A. (IRB-Brasil), passando a compor o bloco de controle da empresa junto com a União e sócios privados.

No segmento de planos de assistência odontológica, a companhia constituiu, em parceria com a Odontoprev, a Brasildental Operadora de Planos Odontológicos S.A. (Brasildental). A operação conjunta, na forma de joint-venture, teve início em 2014 e se estenderá pelo prazo de 20 anos.

Em 2017, seguindo a tendência de transformação digital do mercado de seguridade, a companhia constituiu, por meio de sua subsidiária BB Corretora e em parceria com a Principal Financial Group, a Ciclic Corretora de Seguros S.A. (Ciclic). A empresa tem sua atuação inicial na distribuição de planos de previdência privada, através dos canais digitais, para atendimento de clientes fora do escopo de atendimento do Banco do Brasil. A operação conjunta, na forma de joint-venture, teve início em 2017 e se estenderá pelo prazo de 15 anos.

Por fim, em 2018 foi realizada a reestruturação da parceria mantida com a MAPFRE sendo alienadas para a MAPFRE Brasil, pelo valor de R$2,4 bilhões, as participações mantidas nas seguradoras que subscreviam risco de seguro de automóvel e grandes riscos bem como nas seguradoras que subscreviam riscos de produtos distribuídos por meio do canal de corretores independentes. Ainda como parte desta reestruturação, as operações da Aliança do Brasil Seguros S.A., seguradora que subscreve risco de seguros residenciais, empresarias e massificados para distribuição no canal bancário, foram cindidas da MAPFRE BB SH2 e incorporadas pela BB MAPFRE SH1. Com esta reestruturação, a MAPFRE BB SH2 deixou de fazer parte do conglomerado e a BB MAPFRE SH1 passou a subscrever o risco de seguros de vida, prestamista, rural, habitacional, residencial, empresarial e massificados apenas no canal bancário e eventualmente no canal affinity, bem como DPVAT. Já com relação aos seguros de automóvel e grandes riscos, a BB Seguridade manterá exposição apenas na distribuição por meio da BB Corretora. A BB MAPFRE SH1 passou a se comunicar pela marca Brasilseg.

Atualizado em 8 de julho de 2019.