Publicações e Comunicados

Comunicado ao Mercado - Solicitação de esclarecimento sobre notícia veiculada na mídia

22 de fevereiro de 2016
424/2016-SAE

BB Seguridade Participações S.A.

Sr. Werner Romera Suffert
Diretor de Relações com Investidores

Ref.: Solicitação de esclarecimentos sobre notícia veiculada na imprensa

Prezados Senhores,

Em notícia veiculada pela Agência Estado - Broadcast, em 22/02/2016, consta, entre outras informações, que em 2016 a BB Seguridade acredita que seja possível obter retorno sobre o patrimônio (ROAE) entre 55% e 60%.

Não identificamos essas informações nos documentos enviados por essa empresa, por meio do Sistema Empresas.NET. Em caso de contraditório, favor informar o documento e as páginas em que constam as informações e a data e hora em que as mesmas foram enviadas.

Cabe ressaltar que a companhia deve divulgar informações periódicas, eventuais e demais informações de interesse do mercado, por meio do Sistema Empresas.NET,  garantindo sua ampla e imediata disseminação e o tratamento equitativo de seus investidores e demais participantes do mercado.

Isto posto, solicitamos esclarecimentos sobre o item assinalado, até às 9h de 23/02/2016, sem prejuízo ao disposto no § único do art. 6º da Instrução CVM nº 358/02, com a sua confirmação ou não, bem como outras informações consideradas importantes.

Ressaltamos a obrigação, disposta no parágrafo único do art. 4º da Instrução CVM nº 358/02, de inquirir os administradores e acionistas controladores da companhia, com o objetivo de averiguar se estes teriam conhecimento de informações que deveriam ser divulgadas ao mercado.

No arquivo a ser enviado deve ser transcrito o teor da consulta acima formulada antes da resposta dessa empresa.

Esta solicitação se insere no âmbito do Convênio de Cooperação, firmado pela CVM e BM&FBOVESPA em 13/12/2011, e o seu não atendimento poderá sujeitar essa companhia à eventual aplicação de multa cominatória pela Superintendência de Relações com Empresas – SEP da CVM, respeitado o disposto na Instrução CVM nº 452/07.

Atenciosamente,

Nelson Barroso Ortega
Superintendência de Acompanhamento de Empresas

c.c.:  CVM - Comissão de Valores Mobiliários
         Sr. Fernando Soares Vieira - Superintendente de Relações com Empresas
         Sr. Waldir de Jesus Nobre - Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários
 

São Paulo, 22 de fevereiro de 2016

Para
BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros

Sr. Nelson Barroso Ortega
Superintendente de Acompanhamento de Empresas

c.c.: CVM - Comissão de Valores Mobiliários
Mr. Fernando Soares Vieira - Superintendente de Relações com Empresas
Mr. Waldir de Jesus Nobre - Superintendente de Relações com o Mercado e Intermediários

Assunto: Esclarecimentos ao ofício 424/2016-SAE

Prezados,

Em resposta ao ofício em referência sobre notícia veiculada pela Agência Estado - Broadcast, no dia 22 de fevereiro de 2016, a respeito da declaração de representante da Companhia sobre expectativa de crescimento do Retorno sobre Patrimônio Líquido Médio (ROAE) para o ano de 2016, primeiramente cabe informar que a BB Seguridade apresentou projeção de crescimento do seu lucro líquido ajustado para o referido exercício, que varia entre 8% e 12%. Esta estimativa foi divulgada no dia 22 de fevereiro de 2016, através de Fato Relevante arquivado por meio do sistema Empresas.NET antes da abertura do mercado.

Esclarecemos que as declarações acerca do retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) da BB Seguridade esperado para o ano de 2016, citadas em notícia veiculada pela Agência Estado - Broadcast, correspondem a uma estimativa de ROAE que é implícita ao intervalo de lucro líquido fornecido na estimativa (Guidance) citada e, por este motivo, não corresponde a um novo indicador de acompanhamento, apenas uma das leituras possíveis do indicador já fornecido em consonância com o artigo 20 da Instrução CVM 480.

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Werner Romera Süffert
Diretor de Gestão Corporativa e RI