Governança Corporativa

Conselho de Administração

O Conselho de Administração, órgão superior de administração da BB Seguridade, tem, na forma prevista em lei e no Estatuto Social da Companhia, atribuições estratégicas, orientadoras, eletivas e fiscalizadoras, não abrangendo funções operacionais ou executivas.

Tal Conselho é composto por, no mínimo, sete e, no máximo, oito membros, residentes ou não no país, eleitos pela Assembleia Geral, na forma do artigo 8 do Estatuto Social, com mandato unificado de dois anos, sendo permitidas até 3 (três) reconduções consecutivas. Dentre os membros do Conselho de Administração:

(i) o Diretor-Presidente da Companhia será membro do Conselho de Administração;
(ii) os acionistas minoritários poderão eleger, ao menos, 1 (um) dos membros do Conselho de Administração, se número maior não lhes couber pelo processo de voto múltiplo previsto na Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976;
(iii) 2 (dois) dos membros do Conselho de Administração serão indicados pelo Ministro de Estado da Economia sendo um deles na forma do parágrafo único do art. 31 da Lei nº 13.844 de 18 de junho de 2019;
(iv) caberá ao Banco do Brasil indica 3 (três) ou 4 (quatro) integrantes, alternativamente:

a) 3 (três) dos membros do Conselho de Administração, dentre os integrantes da sua Diretoria Executiva e,  caso o Conselho de Administração seja composto por 7 membros;

b) 4 (quatro) dos membros do Conselho de Administração, dentre os integrantes da sua Diretoria Executiva, caso o Conselho de Administração seja composto por 8 membros

O Conselho de Administração será composto por, no mínimo, 2 (dois) de Conselheiros Independentes, perfazendo um mínimo de 25% do total de membros, conforme a definição do Regulamento do Novo Mercado ou mediante eleição de acordo com a faculdade prevista no artigo 141, §§ 4º e 5º e artigo 239 da Lei das Sociedades por Ações. Tendo em vista que o Conselho de Administração da Companhia será composto por sete ou oito membros, dois deles deverão ser independente. Os cargos de Presidente e de Vice-Presidente do Conselho de Administração não poderão ser acumulados com o de Diretor-Presidente da Companhia, ainda que interinamente.




Clique aqui e consulte o Regimento Interno do Conselho de Administração.

Mandato 2019/2021

Membro Posição Data da Eleição
Carlos Motta dos Santos

Carlos Motta dos Santos

Vice-presidente de Distribuição de Varejo. É funcionário do BB desde 1986, onde foi gerente geral da Unidade Negócios Pessoa Física, Jurídica e Agro, superintendente estadual de varejo da Bahia, gerente executivo da Diretoria de Estratégia e Organização e Diretoria de Distribuição Sudeste. É graduado em administração com MBA em gestão empresarial.

Presidente 29.04.2021
Mauro Ribeiro Neto

Mauro Ribeiro Neto

Vice-Presidente Corporativo do Banco do Brasil desde o início de 2020. Exerceu o cargo de Diretor do Departamento de Governança e Avaliação de Estatais na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais de 2016 a 2019. Atuou como membro da Câmara Consultiva de Mercado de Governança de Estatais na B3 S.A. de 2016 a 2017, e no mesmo período foi membro do Grupo Executivo da Comissão Interministerial de Governança Corporativa (CGPAR). É Professor de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público, professor convidado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e da Fundação Dom Cabral, e professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais — IBMEC. É graduado em direito, L.L.M. em Direito Empresarial e Mestre em Direito Constitucional.

Vice-Presidente 29.04.2021
Márcio Hamilton Ferreira

Márcio Hamilton Ferreira

Funcionário de carreira do Banco do Brasil. Antes de assumir como Diretor-presidente da BB Seguridade, ocupou o cargo de Diretor-presidente da Brasilprev entre janeiro e outubro de 2020. No BB, exerceu os cargos de Vice-Presidente de Negócios de Atacado, Vice-Presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos, Diretor de Crédito, Diretor de Finanças e Diretor de Mercado de Capitais e Investimentos. Adicionalmente, foi Diretor de Investimentos na Previ e Diretor-Presidente da BB-DTVM. Sr. Márcio Hamilton possui formação em Administração e um MBA em Formação para Altos Executivos.

Membro 29.04.2021
Ricardo Moura de Araújo Faria

Ricardo Moura de Araújo Faria

Secretário da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia desde março de 2021. Exerceu os cargos de Chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos, Secretário Adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas e Diretor do Departamento de Governança de Estatais. É mestre em Economia do Setor Público, possui Especialização em Defesa da Concorrência e em Gestão Empresarial, e é graduado em Comunicação Social.

Membro 29.04.2021
Claudio Xavier Seefelder Filho

Claudio Xavier Seefelder Filho

Foi Procurador-Geral Adjunto de Consultoria e Contencioso Tributário da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN entre 2016 e 2019, e Coordenador-Geral de Contencioso Tributário da PGFN entre 2013 e 2016. É graduado em Direito, pós-graduado em Direito Tributário e Finanças Públicas e mestrando em Direito Tributário e Desenvolvimento Econômico.

Membro 29.04.2021
Isabel da Silva Ramos

Isabel da Silva Ramos

É Analista de Empresas na Leste Investimentos desde março de 2014. Também exerceu o mesmo cargo na empresa XP Gestão de Recursos entre agosto de 2013 e março de 2014. É Engenheira Civil e possui MBA em Finanças.

Membro Independente 29.04.2021
Arnaldo José Vollet

Arnaldo José Vollet

Membro titular do Conselho de Administração da INVEPAR desde maio de 2017. Já foi membro do Conselho de Administração da CPFL Energia no período de 05/2016 a 01/2017 e membro do Comitê de Auditoria da Caixa Econômica Federal entre 07/2012 e 12/2016, além de Conselheiro Fiscal da Vale S.A. de 04/2011 a 04/2015.
Graduado em matemática com MBA em Finanças, também é membro do Conselho de Administração da Invepar desde 05/2017.

Membro Independente 29.04.2021

Atualizado em 29 de abril de 2021.