Administração e comitês

Conselho de Administração

Composto por sete membros, sendo:

  • Dois membros indicados pelo Banco do Brasil, dentre os integrantes da sua Diretoria Executiva;
  • Dois membros indicados pelo Ministro de Estado da Economia;
  • o Diretor-Presidente da BB Seguridade; e
  • Dois membros independentes, sendo um indicado pelos acionistas minoritários.

Regimento Interno do Conselho de Administração

Nome Cargo Data de Eleição
Marcelo Cavalcante de Oliveira Lima Presidente 12.07.2021

Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 33 anos. Atuou como Diretor Administrativo Financeiro da BB Tecnologia e Serviços e como Gerente de Tecnologia no exterior para a Europa, Oriente Médio e África. Também foi Gerente Executivo na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil, dentre outras posições ocupadas na área de tecnologia daquela instituição. É graduado em Engenharia Eletrônica com ênfase em Computação, e possui pós-graduação em Sistemas Orientados a Objetos, MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação e em Gestão Avançada de Negócios.

Daniel Alves Maria Vice-Presidente 04.02.2022

Daniel Maria é funcionário de carreira do Banco do Brasil há 32 anos, onde ocupa o cargo de Diretor de Finanças e Relações com Investidores. Também já ocupou o cargo de Gerente Geral de Relações com Investidores e Diretor Executivo do Banco do Brasil Securities LLC nos EUA, dentre outras posições executivas do BB. É graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pela USCS. Possui MBA pela University of Toronto e Executive MBA pela Universität St Gallen – Suíça, além de especialização em Negócios, com ênfase em Finanças pela FGV-SP.

Ullisses Christian Silva Assis Membro 30.06.2021

Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 21 anos. Foi membro da Diretoria Executiva do BB, exerceu o cargo de Gerente Geral da Unidade Estratégica de Negócios Pessoa Física, MPE e Agro. Atuou também como Superintendente Estadual de Santa Catarina e Gerente Executivo na Diretoria de Distribuição DF. É graduado em Ciências da Computação, possui MBA em Gestão Estratégica, formação executiva em Administração e em Gestão Estratégica de Pessoas e Processos.

Ricardo Moura de Araújo Faria Membro 29.04.2021

Secretário da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério da Economia desde março de 2021. Exerceu os cargos de Chefe da Assessoria Especial de Apoio ao Investidor e Novos Projetos, Secretário Adjunto da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas e Diretor do Departamento de Governança de Estatais. É mestre em Economia do Setor Público, possui Especialização em Defesa da Concorrência e em Gestão Empresarial, e é graduado em Comunicação Social.

Bruno Silva Dalcolmo Membro 29.04.2022

Desde 2019 atua como Secretário do Trabalho do Ministério da Economia. Foi Subchefe Adjunto da Casa Civil da Presidência da República de 2018 a 2019 e Assessor Especial  entre 2016 e 2018, e Superintendente de Relações Internacionais na Agência Nacional de Aviação Civil entre 2009 e 2016. É graduado em Relações Internacionais, possui especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental. É mestre em Política Econômica Internacional pela London School of Economics and Policital Science (MSc International Politica Economy – LSE).

Isabel da Silva Ramos Membro Independente 29.04.2021

É Analista de Empresas na Leste Investimentos desde março de 2014. Também exerceu o mesmo cargo na empresa XP Gestão de Recursos entre agosto de 2013 e março de 2014. É Engenheira Civil e possui MBA em Finanças.

Gilberto Lourenço da Aparecida Membro Independente 05.11.2021

Funcionário de carreira aposentado do Banco do Brasil, ocupou cargos executivos de destaque no conglomerado, dentre eles Gerente Geral de Relações com Investidores e Diretor estatutário da Brasilcap e do Grupo Segurador BB MAPFRE, empresas investidas da BB Seguridade. Graduado em Contabilidade, possui pós-graduações em Gerência de Empresas e em Auditoria e Contabilidade, e MBA em Contabilidade, além de possuir certificações pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa para conselho fiscal e comitê de auditoria.

Conselho Fiscal

Composto por três membros, sendo:

  • Um membro efetivo e seu respectivo suplente indicado pelos titulares de ações ordinárias minoritárias;
  • Um membro efetivo e seu respectivo suplente indicado pelo Ministro de Estado da Economia; e
  • Um membro efetivo do Conselho Fiscal e seu respectivo indicado pelo controlador, Banco do Brasil S.A.

Regimento Interno do Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição
Lucineia Possar Membro Efetivo 29.04.2022

Advogada, atualmente exerce o cargo de Diretora Jurídica do Banco do Brasil desde 2017. Entre 2013 e 2017 foi Gerente Executiva na mesma Diretoria. Também pertence ao Conselho Fiscal da BB Tecnologia e Serviços (Cobra Tecnologia S.A.).

Bruno Monteiro Martins Membro Suplente 29.04.2022

Exerce o cargo de Gerente Executivo de Finanças no Banco do Brasil desde 2019, e foi Gerente de Soluções de 2013 a 2019. Possui MBA em Gestão de Ativos, é graduado em Relações Internacionais e em Ciências da Economia.

Francisco Olinto Velo Schmitt Membro Independente Efetivo 29.04.2022

É Conselheiro Fiscal da BB Seguridade desde julho de 2020, e do Instituto Hermes Pardini desde 2021. É Conselheiro Consultivo do Grupo InBetta desde 2009 e foi Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Grendene de 2007 a 2019. Pós-graduado em Negócios Digitais, Mestre em Finanças e Doutor em Administração de Empresas.

Kuno Dietmar Frank Membro Independente Suplente 29.04.2022

É Conselheiro Fiscal Suplente da BB Seguridade desde julho de 2020, e pertence ao Conselho Fiscal da AW Faber-Castell desde 2012. É membro do Comitê de Pessoas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2020, onde também foi membro do Conselho Deliberativo de 2003 a 2018. Foi membro do Conselho de Administração do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz de 2013 a 2019. Pertence ao Conselho de Administração da Movesa Motores e Veículos desde 2017, e é Coordenador do Comitê de Governança, Auditoria e Riscos da Rota Oeste desde abril de 2021. Graduado em Administração de Empresas.

Adriano Pereira de Paula Membro Efetivo 29.04.2022

Desde 2016 exerce o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle no Ministério da Economia. Entre 2017 e 2019 foi Conselheiro Fiscal da Petrobras e entre 2015 e 2016 foi Conselheiro Fiscal da Light S.A. É graduado em Ciências Econômicas, possui especialização em Economia do Setor Público e MBA em Governança de TI.

Bruno Cirilo Mendonça de Campos Membro Suplente 29.04.2022

Desde 2019 exerce o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle no Ministério da Economia, e desde 2015 é Conselheiro Fiscal da Caixa Seguridade. É graduado em Economia.

Comitê de Auditoria

Os membros do Comitê de Auditoria serão eleitos pelo Conselho de Administração e obedecerão ao disposto no Estatuto Social e no Regimento Interno do órgão, e, adicionalmente, aos seguintes critérios:

  • Um membro titular será indicado em conjunto pelo(s) Conselheiro(s) de Administração representante(s) dos acionistas minoritários; 
  • Os demais membros titulares serão indicados pelos outros membros do Conselho de Administração; e
  • O Comitê de Auditoria será composto por pelo menos um Conselheiro de Administração Independente.

Clique aqui e consulte o Regimento Interno do Comitê de Auditoria.

Clique aqui para fazer uma denúncia ao Comitê de Auditoria da BB Seguridade.

Clique aqui para fazer uma denúncia relacionada à Lei Anticorrupção (12.846/13).

Nome Cargo Data de Eleição
Artêmio Bertholini Membro 24.04.2019

Consultor/Pesquisador da Fipecafi. CEO Grant Thornton Brasil de 11.2013 a 03.2015. PhD in Business Administration – Florida Christian University – Orlando, Mestrado em Ciências Contábeis e Finanças PUC/SP e Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas – PUC/SP.

Gilberto Lourenço da Aparecida Membro 05.11.2021

Funcionário de carreira aposentado do Banco do Brasil, ocupou cargos executivos de destaque no conglomerado, dentre eles Gerente Geral de Relações com Investidores e Diretor estatutário da Brasilcap e do Grupo Segurador BB MAPFRE, empresas investidas da BB Seguridade. Graduado em Contabilidade, possui pós-graduações em Gerência de Empresas e em Auditoria e Contabilidade, e MBA em Contabilidade, além de possuir certificações pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa para conselho fiscal e comitê de auditoria.

Luiz Claudio Moraes Membro 30.04.2020

Suplente do Conselho Fiscal da Embraer. Foi membro titular do Conselho de Administração da Forjas Taurus, Paranapanema S.A., Eluma S.A., Cia Paraibuna de Metais e Caraíba Metais S.A bem como, membro titular do Comitê de Autoria da Cobra Tecnologia. Ocupou ainda os cargos de Gerente Executivo na Auditoria Interna do Banco do Brasil e Diretor Executivo na Cobra Tecnologia. Graduado em Ciências Econômicas, com Pós-Graduação em Finanças Avançadas e Governança Corporativa e Mestrado em Economia.

Roberto Lamb Membro 21.01.2022

Possui Licenciatura em Física, Especialização em Economia Monetária e Mestrado em Administração Financeira. Atualmente é membro titular do Conselho de Administração da CADAM-Caulim da Amazônia S.A e Presidente do Comitê de Auditoria da DATAPREV. Também foi membro e Presidente do Comitê de Auditoria da Eletropaulo – Metropolitana Eletricidade de São Paulo entre agosto de 2017 e dezembro de 2018.

Manoel Gimenes Ruy Membro 18.12.2019

Possui Licenciatura Plena em Letras Vernáculas e Francês, com pós graduação em Organização, Sistemas e Métodos e MBA em Logística para Instituições Financeiras. Atualmente é membro titular do Conselho de Administração da BB Gestão de Recursos, Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários – BBDTVM. Também foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Energética de Pernambuco – Celpe, uma empresa controlada pela Neoenergia, entre abril de 2016 e março de 2018.

Comitê de Transações com Partes Relacionadas

Trata-se de um órgão estatutário composto por três membros eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, sendo que:

  • Um é o membro independente, que será o Conselheiro Independente do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários;
  • Dois membros serão indicados pelos demais Conselheiros do Conselho de Administração sendo um dos membros indicado dentre os empregados da ativa ou Diretores Estatutários da Companhia e um dos membros indicado dentre os empregados da ativa do Banco do Brasil, ambos com comprovados conhecimentos nas áreas de finanças, contabilidade e/ou mercado brasileiro de seguridade e;
  • O membro independente tem poder de veto.

Clique aqui e consulte o Regimento Interno do Comitê de Transações com Partes Relacionadas.

Nome Cargo Data de Eleição
Rafael Augusto Sperendio Membro 20.08.2021

Está na BB Seguridade desde 2013, quando integrou o grupo responsável pela estruturação da oferta pública inicial de ações da Companhia. É membro do comitê de auditoria da Brasilcap e atua como membro dos comitês financeiros das empresas do grupo. Antes de se juntar à BB Seguridade, Rafael atuou nas áreas de Relações com Investidores do Banco do Brasil (de 2009 a 2012) e do Banco Nossa Caixa (de 2006 a 2009). É graduado em Ciências da Computação, possui MBA em Finanças, MBA em Engenharia Financeira e Mestrado em Finanças Globais.

Isabel da Silva Ramos Membro Independente 24.09.2020

Analista de Empresas na Leste Investimentos desde março de 2014. Também exerceu o mesmo cargo na empresa XP Gestão de Recursos entre agosto de 2013 e março de 2014. É Engenheira Civil e possui MBA em Finanças.

Marcelo da Silva Netto Membro 24.09.2020

Gerente Executivo de Controladoria. É funcionário do BB desde 1998, onde foi Gerente Executivo de Unidade de Canais e Gerente de Divisão de Controladoria. É graduado em direito com MBA em Controladoria e Finanças.

Comitê de Elegibilidade

Trata-se de um órgão estatutário integrado por 3 (três) membros eleitos e destituíveis pelo Conselho de Administração, composto por:

  • Um membro do Conselho de Administração da Companhia;
  • Um membro do Comitê de Auditoria que não seja, também, membro do Conselho de Administração; e
  • Um membro da Diretoria da BB Seguridade.

Clique aqui e consulte o Regimento Interno do Comitê de Elegibilidade.

Nome Cargo Data de Eleição
Rafael Augusto Sperendio Membro-Coordenador 20.08.2021

Está na BB Seguridade desde 2013, quando integrou o grupo responsável pela estruturação da oferta pública inicial de ações da Companhia. É membro do comitê de auditoria da Brasilcap e atua como membro dos comitês financeiros das empresas do grupo. Antes de se juntar à BB Seguridade, Rafael atuou nas áreas de Relações com Investidores do Banco do Brasil (de 2009 a 2012) e do Banco Nossa Caixa (de 2006 a 2009). É graduado em Ciências da Computação, possui MBA em Finanças, MBA em Engenharia Financeira e Mestrado em Finanças Globais.

Luiz Claudio Moraes Membro 20.08.2021

Suplente do Conselho Fiscal da Embraer. Foi membro titular do Conselho de Administração da Forjas Taurus, Paranapanema S.A., Eluma S.A., Cia Paraibuna de Metais e Caraíba Metais S.A bem como, membro titular do Comitê de Autoria da Cobra Tecnologia. Ocupou ainda os cargos de Gerente Executivo na Auditoria Interna do Banco do Brasil e Diretor Executivo na Cobra Tecnologia. Graduado em Ciências Econômicas, com Pós-Graduação em Finanças Avançadas e Governança Corporativa e Mestrado em Economia.

Gilberto Lourenço da Aparecida Membro 05.11.2021

Funcionário de carreira aposentado do Banco do Brasil, ocupou cargos executivos de destaque no conglomerado, dentre eles Gerente Geral de Relações com Investidores e Diretor estatutário da Brasilcap e do Grupo Segurador BB MAPFRE, empresas investidas da BB Seguridade. Graduado em Contabilidade, possui pós-graduações em Gerência de Empresas e em Auditoria e Contabilidade, e MBA em Contabilidade, além de possuir certificações pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa para conselho fiscal e comitê de auditoria.

Comitê de Riscos e de Capital

Trata-se de um órgão estatutário integrado por 3 (três) membros, sendo:

  • Um membro indicado, em conjunto, pelo(s) Conselheiro(s) de Administração representante(s) dos acionistas minoritários;
  • Um membro indicado pelo Banco do Brasil S.A.; e
  • Um membro indicado pelos demais membros do Conselho de Administração.
Nome Cargo Data de Eleição
Renê Sanda Membro 20.04.2022

É membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da ES Gás desde setembro de 2021. Foi membro do Conselho de Administração da CGT Eletrosul entre 2019 e 2021, e da Companhia Energética de Brasília entre 2020 e 2021. Atuou como membro do Comitê de Auditoria da Dataprev de 2018 a 2020.  É graduado em Estatística, possui MBA Executivo em Finanças e é mestre em Estatística.

Paulo Guilherme Vita Membro 20.04.2022

Atuou como Superintendente de Compliance e Relacionamento com Reguladores no Itaú Unibanco entre 2008 e 2021. É graduado em Engenharia Civil, possui especialização em Administração de Empresas, e Master of Science in Management of Technology pelo MIT.

Arnaldo José Vollet Membro 20.04.2022

É membro do Conselho Fiscal da EDP Energias do Brasil desde maio de 2021, e membro do Comitê de Controles Internos e Conformidade da Cooperforte desde outubro de 2018. Na BB Seguridade, foi membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria de 2018 a 2021. Foi membro do Conselho de Administração da Invepar entre 2017 e 2020, e da LOG-IN entre 2017 e 2020. É graduado em Matemática, e possui MBA em Finanças, Altos Executivos, e em Aperfeiçoamento de Altos Executivos.

Diretoria Executiva

Composta por quatro membros efetivos, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, sendo os cargos privativos de empregados da ativa do Banco do Brasil:

  • Diretor-Presidente;
  • Diretor de Finanças e Relações com Investidores;
  • Diretor de Estratégia e Tecnologia; e
  • Diretor Comercial, Marketing e Clientes.

Clique aqui e consulte o Regimento Interno da Diretoria Executiva.

Clique aqui para consultar a agenda de compromissos públicos dos Diretores da BB Seguridade, em atendimento à Resolução nº 11/2017 da Comissão de Ética Pública (CEP), art. 2º, inciso I.

 

Nome Cargo Data de Eleição
Ullisses Christian Silva Assis Diretor-Presidente 30.06.2021

Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 21 anos. Foi membro da Diretoria Executiva do BB, exerceu o cargo de Gerente Geral da Unidade Estratégica de Negócios Pessoa Física, MPE e Agro. Atuou também como Superintendente Estadual de Santa Catarina e Gerente Executivo na Diretoria de Distribuição DF. É graduado em Ciências da Computação, possui MBA em Gestão Estratégica, formação executiva em Administração e em Gestão Estratégica de Pessoas e Processos.

Bruno Alves do Nascimento Diretor de Estratégia e Tecnologia 10.09.2021

Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 21 anos, onde desempenhou a função de Gerente Executivo nas Diretorias de Clientes Pessoas Físicas de Meios de Pagamentos. Durante sua trajetória profissional, também ocupou outros cargos gerenciais em unidades estratégicas do Banco do Brasil e atuou em unidades táticas e de negócios na rede de distribuição. O sr. Bruno é graduado em Administração de Empresas e possui MBA em Economia e Finanças pelo IBMEC e em Gestão do Desenvolvimento Regional Sustentável pela UNB.

Marcelo Lopes Lourenço Diretor Comercial, Marketing e Clientes 10.06.2021

Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuou como Gerente Executivo na Diretoria de Gestão da Cultura e de Pessoas, Gerente Executivo na Diretoria de Distribuição de Varejo e Governo e como Gerente de Negócios na Superintendência Estadual de Goiás. O sr. Marcelo é graduado em Direito, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, MBA em Gestão de Negócios, MBA em Negócios Imobiliários, e curso de extensão pela Columbia Business School em Alinhamento Estratégico e Transformação Cultural.

Rafael Augusto Sperendio Diretor de Finanças e Relações com Investidores 30.04.2021

Está na BB Seguridade desde 2013, quando integrou o grupo responsável pela estruturação da oferta pública inicial de ações da Companhia. É membro do comitê de auditoria da Brasilcap e atua como membro dos comitês financeiros das empresas do grupo. Antes de se juntar à BB Seguridade, Rafael atuou nas áreas de Relações com Investidores do Banco do Brasil (de 2009 a 2012) e do Banco Nossa Caixa (de 2006 a 2009). É graduado em Ciências da Computação, possui MBA em Finanças, MBA em Engenharia Financeira e Mestrado em Finanças Globais.