Conheça a BB Seguridade

Sustentabilidade

A BB Seguridade, em sua Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental, busca alinhar as suas iniciativas em responsabilidade socioambiental às melhores práticas de mercado. Além disso, baseia-se também nas diretrizes adotadas pelo seu controlador, o Banco do Brasil, previstas no Código de Ética e na Política de Responsabilidade Socioambiental do BB.

Ao longo de 2018, por meio da BB Corretora, a BB Seguridade promoveu ações incentivando a democratização do acesso à cultura por meio de seus projetos patrocinados: O Musical Mamonas, 5X Comédia, Musical Popular Brasileiro – MPB, 4º Festival BB Seguros de Blues e Jazz e a exposição Jean-Michel Basquiat - eleita pelo público como a melhor mostra do ano na capital paulista em votação promovida pelo Guia Folha de S. Paulo. Os patrocínios contam com acesso gratuito ou a preços populares, e são distribuídos em todo o território nacional.

O 4º Festival BB Seguros de Blues e Jazz e O Musical Mamonas, trouxeram as famílias brasileiras para os grandes parques urbanos e propiciou, além de apresentações musicais, o incentivo à utilização destes espaços de maneira sustentável e totalmente gratuita. Já com os patrocínios cênicos, a BB Seguridade levou cultura a mais de 25 cidades em todas as regiões do país, contribuindo também com as metas 24 e 28 do Plano Nacional de Cultura do Governo Federal e realizando investimento superior a R$10 milhões em 2018.

Em todos os patrocínios, as iniciativas sustentáveis foram pré-requisitos para a realização dos apoios, tais como dicas para economia de energia elétrica e água, separação de lixo e incentivo ao reaproveitamento de materiais recicláveis, além de cotas sociais de ingressos e acessibilidade.

A BB Seguridade ainda incentiva e apoia os projetos de suas empresas participadas, por meio da destinação dos recursos disponíveis para projetos vinculados à Lei do Idoso, ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), ao Programa Nacional de Apoio à Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS), à Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), à Lei Rouanet e à Fundação para Infância e Adolescência (FIA).

Nas coligadas da BB Seguridade, as principais ações relacionadas ao tema, foram:

Brasilseg e MAPFRE

  • Capacitações: em 2018, 1.306 profissionais (entre colaboradores e parceiros de negócio) foram capacitados em temas e informações relevantes sobre sustentabilidade ligada ao negócio. Além disso, para promover a conscientização ambiental e o cumprimento da norma ISO14001, desde 2017 o curso e-learning de gestão ambiental tornou-se obrigatório para todos os colaboradores. Em 2018, 947 colaboradores participaram do curso, totalizando aproximadamente 3.872 colaboradores desde 2014, quando ele foi implantado;
  • Projeto Logística Reversa: desde 2015, é realizado o projeto Logística Reversa, que garante a correta destinação de eletroeletrônicos segurados com garantia estendida/troca certa, reduzindo o impacto ambiental das operações e fomentando a cadeia de reciclagem. A iniciativa teve continuidade em 2018, com o envio de 24 toneladas de eletroeletrônicos à reciclagem, totalizando mais de 100 toneladas já destinadas de forma ambientalmente correta desde o início do projeto. Para garantir a excelência do processo, em 2018 foi realizada uma auditoria como parte do processo de mitigação de riscos e incentivo à melhoria contínua dos processos da cadeia de valor, que registrou 45% de redução no número de não-conformidades em relação ao ano anterior;
  • Certificação ISO 14001: desde 2014, o grupo é certificado pela ISO 14001. A certificação tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental, possibilitando que todas as organizações, independentemente do seu porte, desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios, produtos e serviços; e
  • Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI): além de incorporar a sustentabilidade em suas decisões estratégicas, o grupo sempre alinhou sua atuação a práticas e princípios internacionais, participando ativamente de fóruns que endereçam as questões de ASG aos objetivos do negócio. Desde 2012, a empresa é signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI).

Para maiores informações sobre projetos relacionados ao tema e realizados pela Brasilseg e MAPFRE, clique aqui.

Brasilprev

Em seu papel de agente transformador da sociedade, a Brasilprev investiu, em 2018, quase R$ 5,5 milhões, por meio de recursos incentivados, em iniciativas que fomentam a educação, a geração de renda e a qualidade de vida. Os principais projetos foram:

  • Área 21: pelo segundo ano consecutivo, a Brasilprev apoiou, por meio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a criação de um Laboratório de Criatividade. O objetivo é aproximar adolescentes, que vivem em áreas de vulnerabilidade, das competências e profissões do século XXI. Em 2018, mais de 600 alunos foram beneficiados diretamente com o projeto;
  • Projeto Saúde Integral: a iniciativa foi desenvolvida pelo Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, reconhecido nacionalmente pela excelência no tratamento pediátrico, por meio do Fundo Municipal para Infância e Adolescência de Curitiba ("FIA/PR"). O projeto visa garantir assistência médica de alta qualidade, fortalecer o vínculo familiar e promover ações educacionais às crianças e seus familiares. Em 2018, foram mais de 100 mil beneficiados direta ou indiretamente;
  • Projetos de Vida na Ponta do Lápis: realizada há nove anos e reconhecida com o Selo ENEF por estar alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a iniciativa visa disseminar conceitos de educação financeira por meio de palestras oferecidas gratuitamente para a sociedade. Desde 2010, mais de 80 mil pessoas participaram da ação, sendo cerca de 6 mil somente em 2018;
  • Inventário de emissão de Gases do Efeito Estufa: a Brasilprev elabora anualmente o inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e monitora os recursos utilizados em sua operação (energia elétrica, viagens aéreas, serviços de moto frete e táxis etc.). As emissões não reduzidas são compensadas por meio de créditos de carbono advindos do projeto Cerâmica Lara/Sustainable Carbon; e
  • Princípios para o Investimento Responsável (PRI): a Brasilprev integra e subscreve compromissos e acordos voluntários com instituições e organizações com as quais compartilha princípios e valores a fim de exercer seu papel de agente transformador na sociedade. Dentre eles estão os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), desde 2017.

Para maiores informações sobre projetos relacionados ao tema e realizados pela Brasilprev, clique aqui.

Brasilcap

Em 2018, o investimento realizado pela Brasilcap na área social totalizou R$8,4 milhões, com um total de 208.140 beneficiados. Dentre as principais ações, destacam-se:

  • Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI): única empresa de capitalização do Brasil signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros. O desempenho da empresa em relação aos princípios do PSI foi divulgado em relatório disponibilizado no site www.brasilcap.com.br;
  • Programa de educação financeira da Brasilcap, o “Educap”: programa que visa promover a inclusão da educação financeira na Base Nacional Comum Curricular, tendo como estratégia a redução do déficit de aprendizagem da matemática. O primeiro projeto apoiado pelo programa, desenvolvido e gerenciado em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a Associação Nacional de Inovação Tecnológica e o Instituto da Criança, capacitou 1.116 pessoas entre os meses de agosto e dezembro de 2018; e
  • Doação à Associação de Assistência à Criança Deficiente ("AACD"): destinação de R$ 5,6 milhões à AACD, instituição de excelência na área de ortopedia, que prestou 58.285 atendimentos no ano de 2018, por meio do produto Parcela Premiável.

Para maiores informações sobre projetos relacionados ao tema e realizados pela Brasilcap, clique aqui.

IRB-Brasil

  • Visitas guiadas ao Museu do Amanhã: promoção de visitas guiadas que facilitaram o acesso à cultura e ao conhecimento para cerca de 150 crianças, com idade entre 5 e 12 anos, assistidas pelas ONGs Pale, Conquista Social, Escola Dom, Escolinhas de Vôlei Adriana Samuel (em Copacabana e Deodoro) e Inpar;
  • Patrocínios a projetos culturais: Museu do Amanhã, musical O Fantasma da Ópera e Blue Note Rio;
  • Patrocínios a ações esportivas: Rio Open e o projeto Sem Barreiras; e
  • Parcerias com entidades assistenciais: celebração de parcerias com o Hospital GRAACC, o Lar Divino Amigo, o Hospital de Câncer de Barretos, a AMEO - Associação da Medula Óssea, o Instituto Desiderata e a Fundação do Câncer.

Para maiores informações sobre projetos relacionados ao tema e realizados pelo IRB Brasil RE, clique aqui.

Atualizado em 27 de fevereiro de 2019.