Informe de rendimentos

Com o intuito de auxiliar o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, sintetizamos as principais informações necessárias para as seções de ‘Bens e Direitos’ e ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis’.

Veja ao final desta página mais informações sobre a emissão do Informe de Rendimentos.

 

Pagamentos 2021

Acionistas que operam via corretora podem procurar as informações de rendimentos e reembolsos de empréstimos de ativos no Canal Eletrônico do Investidor (CEI).

No decorrer de 2021, a BB Seguridade S.A. realizou 2 pagamentos de dividendos, conforme os seguintes comunicados:

Aviso aos Acionistas – Dividendos 2S20 (08/02/2021)
Aviso aos Acionistas – Dividendos 1S21 (02/08/2021)

 

Cotação

Em 31 de dezembro de 2021 as ações eram cotadas:

  • BBSE3 – ordinária: R$ 20,75

 

 

Informe de Rendimentos

O Banco do Brasil, atual escriturador das ações da BB Seguridade, é o responsável pelo envio do Informe de Rendimentos, de acordo com as informações fornecidas pela corretora de cada acionista. Por isso, é de extrema importância que o cadastro esteja atualizado na corretora por qual são realizadas as operações.

A BB Seguridade não pode emitir e/ou enviar o Informe de Rendimentos aos acionistas, sendo esta uma responsabilidade exclusiva do escriturador.

 

Perguntas frequentes

Quais acionistas receberam rendimentos pagos pela BB Seguridade (BBSE3) no ano base 2021?

Os acionistas que possuíam ações BBSE3 nas datas-bases 11/02/2021 e 11/08/2021

 

Quando recebo o informe de rendimentos de minhas ações da BB Seguridade (BBSE3)?

O agente escriturador das ações BBSE3, o Banco do Brasil, já encaminhou pelos Correios, para o endereço cadastrado, o informe de rendimentos impresso para todos os acionistas que receberam dividendos pagos pela BB Seguridade em 2021.

Adicionalmente, para acionistas com endereço eletrônico cadastrado, o informe de rendimentos foi encaminhado por e-mail. Confira na caixa de entrada e na caixa de spam do seu serviço de e-mail a existência de uma mensagem com o assunto “INFORME DE RENDIMENTOS 2021 – BB ESCRITURAÇÃO” e que tenha como remetente o domínio “@bb.com.br”.

ATENÇÃO: O BANCO DO BRASIL SOMENTE UTILIZA O DOMÍNIO “@BB.COM.BR” PARA ENCAMINHAR O INFORME DE RENDIMENTOS. CASO RECEBA MENSAGEM DE OUTRO REMETENTE COM O TÍTULO “INFORME DE RENDIMENTOS 2021 – BB ESCRITURAÇÃO”, NÃO ABRA A MENSAGEM E O ARQUIVO ANEXO.

 

Não recebi o meu informe de rendimentos das ações BBSE3. Como devo proceder?

Os acionistas que sejam correntistas do Banco do Brasil podem obter a segunda via do documento pelo Autoatendimento BB na Internet, acessando “www.bb.com.br”, botão “Acesse sua Conta”. Após informar sua agência, conta e senha, acesse o Menu Serviços / Imposto de Renda / Informe de Rendimentos de Ações.

Aqueles que não sejam correntistas do Banco do Brasil, caso não encontrem o e-mail com o título “INFORME DE RENDIMENTOS 2021 – BB ESCRITURAÇÃO” recebido de um remetente com o domínio “@bb.com.br”, em suas caixas de entrada e de spam, podem realizar um dos procedimentos abaixo:

  • Para obter uma segunda via impressa, no mesmo dia, compareça a qualquer agência do Banco do Brasil, munido de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço; ou
  • Para obter uma segunda via por e-mail, encaminhe a sua solicitação preenchendo o formulário aqui ou encaminhando um e-mail para diope.informes@bb.com.br acompanhado de cópias digitalizadas do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

 

Por que as ações BBSE3 que possuo em ambiente da B3 não aparecem no item 6 do meu Informe de Rendimentos?

Os acionistas, que possuem a sua posição acionária custodiada junto à uma corretora de valores mobiliários, deverão obter a informação da quantidade de ações detidas no dia 31/12/2021 nos canais disponibilizados pela instituição onde possuem seus ativos custodiados. A BB Seguridade e o escriturador de suas ações, o Banco do Brasil, não detém informação sobre movimentação de ações ocorridas em ambiente de bolsa de valores.

 

Possuo ações da BB Seguridade (BBSE3) custodiadas em uma corretora de valores, mas não recebi o informe de rendimentos e também fui ao Banco do Brasil e não localizaram meus ativos. O que fazer?

Solicite à sua corretora que verifique a titularidade dos ativos no sistema CEI da bolsa de valores (B3). Se o seu nome estiver abreviado ou divergente da Receita Federal, seu informe de rendimentos pode não ter sido gerado automaticamente, para evitar fraudes e vínculos incorretos. Caso seja verificada divergência na titularidade, encaminhe as cópias do extrato CEI, do CPF, do documento de identidade e do comprovante de residência para o e-mail diope.informes@bb.com.br, solicitando a geração do informe de rendimentos.

 

Não entendo meu Informe de Rendimentos? Como ele é confeccionado?

A confecção do informe de rendimentos e as regras de tributação são estabelecidas pela Receita Federal do Brasil, conforme normativos 698 e 1235. Os direitos a DIVIDENDOS e ATUALIZAÇÕES são declarados em regime de caixa, ou seja, no ano em que forem efetivamente pagos. A BB Seguridade não tem ingerência sobre a forma de declarar. Dúvidas sobre este assunto devem ser esclarecidas junto à Receita Federal do Brasil.